Coart/Eideia propõe aplicar método de aprendizagem cooperativa em escolas municipais

Data de publicação: 16 de março de 2018. Categoria: Coordenadorias, Notícias

Coordenadoria da Eideia/UFC já desenvolve a metodologia em escolas estaduais por meio do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece)

Diretores, secretários e coordenadores pedagógicos participam de seminário da SME / Foto: Tereza Lima

A aprendizagem cooperativa já experimentada por escolas estaduais cearenses poderá ser implementada também por instituições municipais de Fortaleza. Tal proposta de ampliação foi apresentada nesta terça-feira (13) à Secretaria Municipal de Educação (SME) pela Coordenadoria de Articulação entre Universidade e Educação Básica (Coart). A Coordenadoria integra a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC).

A proposta foi apresentada durante o seminário Aprendizagem Cooperativa e Solidária, realizado pela SME no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em Fortaleza. O evento contou com a participação de diretores, secretários e coordenadores pedagógicos das escolas municipais.

A Coart já promove a aprendizagem cooperativa em escolas estaduais cearenses por meio do Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece), desenvolvido em parceria com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc/CE).

O coordenador da Coart, professor Manoel Andrade, apresentou o programa de aprendizagem cooperativa para os representantes das escolas municipais, destacando as parcerias já feitas com o ensino estadual e as atividades realizadas com êxito até o momento.

Manoel Andrade apresenta o projeto de Aprendizagem Cooperativa / Foto: Tereza Lima

A proposta foi apresentada ao secretário adjunto da SME, Jefferson Maia. Segundo ele, a iniciativa já apresenta resultados positivos em escolas municipais em que a metodologia já foi adotada. “Ela leva novas abordagens e metodologias ao processo de ensino e aprendizagem, com foco no desenvolvimento da autonomia do estudante e fortalecimento das competências emocionais dele”, disse Maia, segundo informações da SME.

Também presente no evento, a diretora executiva da Eideia, professora Tereza Lima, considerou importante que a formação dos professores seja realizada junto à Secretaria Municipal de Educação. Para ela, essa ação possibilitaria que mais escolas desenvolvessem metodologias pautadas pela aprendizagem cooperativa, fomentando o protagonismo estudantil e estimulando habilidades sociais.

O seminário apresentou aos gestores municipais as atividades desenvolvidas em grupos de aprendizagem cooperativa, responsáveis por um desenvolvimento da excelência acadêmica.

Durante o evento, a SME ainda convidou as escolas a aderirem à Jornada Formativa, que deverá acontecer ainda no primeiro semestre de 2018.

Gabriela Almeida / Setor de Comunicação da Eideia/UFC