Debate sobre trabalho cooperativo marca último dia de Encontro de Docência

Data de publicação: 27 de outubro de 2018. Categoria: Notícias

Professora da Educação Física defendeu trabalho colaborativo entre professor e aluno durante 10º Encontro de Docência, organizado pela CASa, programa da Eideia/UFC

Eleni Henrique concede entrevista sobre cooperação professor-aluno / Imagem: Ezequias Ferreira

Resgatar a trajetória de docência e compartilhar a experiência de um ensino mais colaborativo. Esse foi o objetivo da palestra ministrada por Eleni Henrique, professora do curso de licenciatura em Educação Física, do Instituto de Educação Física e Esporte (IEFES), nesta sexta-feira (26), no Campus do Pici da UFC, em Fortaleza. A ação fez parte do último dia do 10° Encontro de Docência no Ensino Superior, evento que integra os Encontros Universitários 2018 da Universidade.

Com o tema “Os sentidos do ser docente: a experiência na licenciatura em educação física”, a professora compartilhou a metodologia de ensino aplicado por ela. “Eu trabalho numa perspectiva colaborativa, que visa que o aluno saia de uma compreensão de ensino mais tradicional, focada só no professor, para um ensino mais compartilhado, no qual as responsabilidade pelo ensino e pela docência se dá de professor para aluno, aluno com aluno e, assim, a gente vai construindo relações colaborativas”, relata.

Buscando potencializar a autonomia, o empoderamento e o protagonismo do aluno no decorrer de sua disciplina, Eleni apresentou resultados e salientou a importância de poder compartilhar suas experiências. “Esse momento do encontro aqui no espaço, para trabalhar com a docência, é muito relevante para que os próprios alunos se reconheçam bem no meu trabalho e para que eu possa mostrar o que é que vem sendo desenvolvido ao longo desse tempo com eles”, pontuou.

A palestra fez parte da mesa Metodologias Ativas e Avaliação de Aprendizagem, a quinta realizada durante o evento, que teve início na quarta-feira (24). O Encontro de Docência é organizado pela Comunidade de Cooperação Significativa (CASa), programa vinculado à Escola de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia).

Encontro de Docência

Discutir novas metodologias de ensino e ampliar experiências foi a proposta do 10° Encontro de Docência no Ensino Superior, evento organizado pela CASa/Eideia  e que integra os Encontros Universitários 2018 da UFC.

Estudantes e professores participam de último dia do 10º Encontro de Docência no Ensino Superior / Foto: Ismael Furtado

Com encerramento nesta sexta-feira (26), o evento contou com a organização de duas mesas. Pela manhã, foi realizada a Mesa Práticas Docentes, na qual professores em estágio probatório apresentaram suas experiências. Já à tarde, a Mesa Metodologias Ativas e Avaliação de Aprendizagem discutiu novos modelos de ensino aplicados na Universidade.

Encontro de Aprendizagem Cooperativa

O último dia do 10° Encontro de Aprendizagem Cooperativa deu continuidade às apresentações de bolsistas e professores ligados ao Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (Pacce) e ao Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece), ambos programas vinculados à Eideia/UFC.

A participação de estudantes e professores da Escola José Walfrido Monteiro, da cidade cearense de Icó, foi um dos destaques desta sexta-feira. Os membros da escola secundarista apresentaram trabalho sobre as experiências inovadoras de ensino experimentadas na escola no último ano.

“Eu tenho uma avaliação muito positiva desses encontros, porque, nesse feedback, há uma aprendizagem mútua, a partir do qual nós podemos trocar nossas experiências e receber experiências [da UFC] fazendo adequações”, avaliou José Alfredo Silva, professor da instituição de Icó.

Pela primeira vez apresentando juntos, os programas Prece e Pacce compartilharam metodologias de ensino e promoveram uma discussão sobre modelos de aprendizagem utilizados durante o ano na UFC e em escolas públicas parceiras. A participação dos docentes das escolas em que o Prece atua reforçou a importância do ensino cooperativo.

Desde o seu início, nesta quarta-feira (24), o evento apresentou mais de 50 artigos, além das experiências que foram compartilhadas por seus integrantes com o público presente.

Eideia

A Eideia esteve presente nos Encontros Universitários por meio dos eventos articulados pelos seus programas e que aconteceram simultaneamente de 24 a 26 de outubro: o 10° Encontro de Aprendizagem Cooperativa, realizado pelo Pacce e Prece; e o 10° Encontro de Docência no Ensino Superior, organizado pela CASa.

Para mais informação, acesse nossa página.

Gabriela Almeida / Setor de Comunicação da Eideia/UFC