Eideia apresenta Programa de Estímulo à Cooperação na Escola a diretores da rede municipal

Data de publicação: 13 de junho de 2017. Categoria: Notícias

A Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia), órgão suplementar vinculado à Reitoria da Universidade Federal do Ceará, vai apresentar o Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE), nesta quarta-feira (14), a diretores de escolas municipais de Fortaleza, no encontro Compartilhando Saberes, organizado pela Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza.

A apresentação será às 14h, no Auditório Paulo Petrola, da Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece), localizado na Av. Dr. Silas Munguba, 1700, Campus do Itaperi.

Na ocasião, o Prof. Manoel Andrade Neto, titular da Coordenadoria de Articulação entre Universidade e Educação Básica (Coart), da Eideia, vai proferir a palestra “A aprendizagem cooperativa: compreendendo a proposta”. Participam do encontro técnicos da educação, gestores escolares e professores do distrito de educação 5.

COOPERAÇÃO – Em parceria com a SME de Fortaleza, o PRECE desenvolve, em escolas da rede municipal de ensino, o Plano de Formação de Escolas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária. Com projetos de formação continuada de professores, de iniciação à docência com aprendizagem cooperativa e de estímulo ao estudo autônomo fora da sala de aula, o Programa incentiva professores e estudantes a vivenciar o processo de ensino e aprendizagem com a metodologia. Escolas estaduais e municipais de Fortaleza aderiram à proposta de uma escola cooperativa e solidária.

Leia mais:Troca de Saberes e Novas habilidades”, no Jornal da UFC

Em 2016, a UFC, em parceria com a SME de Fortaleza, iniciou a implementação do PRECE em escolas da rede municipal. Em fevereiro, cinco escolas de tempo integral (ETIs) realizaram a formação sobre aprendizagem cooperativa em sala de aula. Com o curso, professores e gestores das ETIs Maria do Socorro Alves Carneiro, Nossa Senhora de Fátima, Aldemir Martins, Professor Joaquim Francisco de Sousa Filho e Professor José Júlio da Ponte preparam-se para vivenciar a construção da aprendizagem cooperativa com os alunos dessas escolas. Mais de 100 professores da Prefeitura de Fortaleza recebem formação do PRECE.

PRÓXIMO ENCONTRO – Já está marcado para o próximo dia 20 novo encontro com diretores e coordenadores das escolas municipais de tempo integral de Fortaleza. Será a partir das 13h30min, na Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), sediada no Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes – Rua Barbosa de Freitas, s/n, Dionísio Torres. Com informações da Assessoria de Comunicação do PRECE.

Fonte: Escola Integrada de Inovação e Desenvolvimento Acadêmico (Eideia) – fone: 85 3366 9218