EIDEIA realiza encontro entre o PIBID e o Programa de Estímulo à Cooperação na Escola

Data de publicação: 11 de maio de 2017. Categoria: Notícias

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) permite a estudantes de licenciaturas, em todo o Brasil, a vivência da prática docente na escola básica. O Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) desenvolve projetos com Aprendizagem Cooperativa para estudantes de escolas públicas cearenses. Na tarde da sexta-feira (05), a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA) promoveu o encontro entre os dois programas da Universidade Federal do Ceará (UFC). No centro de convivência da UFC, professores da educação básica, estudantes e professores de licenciaturas discutiram sobre novas possibilidades de ensinar e aprender na escola pública.

Com mais de 100 bolsistas, o PRECE prepara universitários para articularem projetos que estimulem estudantes de escolas públicas a serem protagonistas do próprio processo de ensino-aprendizagem, com responsabilidade individual, desenvolvendo a educação emocional, a cooperação e a solidariedade. O Projeto Docência com Aprendizagem Cooperativa permite, aos estudantes de licenciatura, vivenciarema metodologia em sala de aula.
Para o Professor Gerardo Viana, coordenador institucional do PIBID UFC, é necessário oferecer ao bolsista PIBID “o contato com metodologias inovadoras, que fogem do conteudismo tradicional e da centralidade do professor”. A troca de experiências entre os dois programas estimula estudantes e professores “a pensarem em uma escola diferente, onde a cooperação e a solidariedade possam agregar ao trabalho que fazem”, afirma o coordenador.

Orientados pelo Professor Manoel Andrade, coordenador de articulação entre a universidade e a escola pública, estudantes e professores discutiram sobre a proposta metodológica apresentada pelo PRECE. Adriana Lima, professora da rede municipal de ensino de Fortaleza, percebe a Aprendizagem Cooperativa como um reconhecimento às potencialidades dos estudantes da educação básica que, de acordo com a professora, são subestimados. Para Adriana, a metodologia indica o diálogo como necessário para a construção do conhecimento. É preciso desenvolver “o nosso olhar, a nossa paciência em ouvir o outro e a partir da ideia do outro construir algum conteúdo”, conclui a professora, confessando a vontade de aprender mais sobre a Aprendizagem Cooperativa.

Contatos:
Memorial do PRECE/ Comunicação: Fernando Falcão – comunicarprece@gmail.
Instituto Coração de Estudante (ICORES): (85) 3243.2180