Fausto Nilo e José Soares debatem mobilidade urbana nesta quinta (30) na UFC

Data de publicação: 29 de agosto de 2018. Categoria: Notícias

“Desafio das cidades – Mobilidade Urbana & Redes Complexas” é o tema do terceiro Painel Interdisciplinar, promovido pelo Colégio de Estudos Avançados (CEA), entidade vinculada à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC). O evento, marcado para esta quinta-feira (30), às 16h, no auditório da Reitoria, é aberto ao público, e será comandado pelo arquiteto e urbanista Fausto Nilo e pelo professor Dr. José Soares Andrade Júnior, do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Entre as temáticas a serem abordadas, o evento discutirá os desafios para equilibrar os componentes da forma urbana, com vistas à cidade próspera, acessível e justa, analisando o caso de Fortaleza. Além disso, será feita uma breve introdução à Física de Sistemas Complexos, com ênfase na topologia e dinâmica de Redes Complexas, incluindo aplicações em mobilidade urbana, eficiência de cidades, sociologia e política.

Conferencistas

Fausto Nilo possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFC. Entre suas obras de edificação, destacam-se aquelas de uso público em que foi co-autor, junto ao arquiteto Delberg Ponce de León, como a reforma e adaptação da Ponte dos Ingleses, o Mercado São Sebastião, a Nova Praça do Ferreira, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a reforma do Hotel Oásis Atlântico.

José Soares possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), e mestrado e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência nas áreas de Física Estatística, Física Computacional e Física de Sistemas Complexos, atuando principalmente com redes complexas e ciência das cidades.

Serviços:

Evento: Painel Interdisciplinar: “Desafio das cidades – Mobilidade Urbana & Redes Complexas”
Quando: quinta-feira (30), das 16h às 18h
Onde: auditório da Reitoria (Avenida da Universidade, 2853, Benfica)

Inscrições: https://goo.gl/forms/oLV4nu0GiQbWVlCw2

Juliana Teixeira / Setor de Comunicação da Eideia/UFC