Luckesi lota auditório em palestra sobre avaliação da aprendizagem

Data de publicação: 27 de abril de 2018. Categoria: Notícias

A convite da CASa, Cipriano Luckesi ministra palestra sobre avaliação da aprendizagem / Foto: Rister Saulo

As reflexões sobre avaliação da aprendizagem propostas por Cipriano Luckesi, professor aposentado da Universidade Federal da Bahia (UFBA), lotaram, nesta quinta-feira (28), o auditório da Faculdade de Direito, o maior da Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza. O evento foi organizado pela Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), programa vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC).

Esta é a terceira vez que Luckesi palestra a convite da CASa. Na avaliação da professora Bernadete Porto, coordenadora do programa, o professor é um dos filósofos mais importantes e produtivos na área de inovação educacional. “Ele traz um pouco do que seria a avaliação como subsídio de uma prática mais construtiva e menos segregadora. A avaliação nas universidades ainda tem um papel muito classificatório, muitas vezes ela não assume o aspecto que deveria assumir de orientação e reflete uma visão de avaliação como sendo de seleção e classificação”, afirmou.

Inovação no modelo de ensino

Referência em avaliação de aprendizagem escolar, Luckesi considerou que “os dados da educação no Brasil são devastadores no sentido da exclusão social” e destacou a importância do ensino como um exercício de inclusão. “O que nós devemos garantir ao estudante é uma aprendizagem que seja efetivamente satisfatória, e isso ocorre pela exercitação. Mais do que dar aula, nós, educadores, precisamos auxiliar o estudante a tomar posse do conhecimento como uma habilidade que ele vai utilizar ao longo da vida”, defendeu o teórico da educação.

Palestra de Luckesi lota auditório da Faculdade de Direito da UFC / Foto: Rister Saulo

Luckesi destacou o papel do professor, função que desempenhou por anos, como elemento central no processo de aprendizagem. “Uma instituição pode ser a melhor que for, mas se não existir um bom professor, que é aquele que traduz o projeto na sala de aula, só é papel. Ela depende muito do profissional que tá trabalhando dentro dela, que está efetivamente preparando o estudante para que ele se desenvolva”, considerou.

Com mais de 1600 inscritos, coordenadores, professores e estudantes da UFC estiveram presentes na palestra.

Perfil
Pesquisador há mais de 40 anos, Luckesi traz para as suas palestras assuntos como a diferença entre avaliações e exames no contexto da educação. O método de inovação proposto por ele pretende contribuir com o avanço e a melhoria da aprendizagem.

Luckesi é doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP e é professor aposentado da Faculdade de Filosofia da UFBA.

Gabriela Almeida / Setor de Comunicação da Eideia/UFC