PACCE realiza semana de formação para mais de 500 estudantes

Data de publicação: 21 de fevereiro de 2017. Categoria: Notícias

Atividades de criação de projetos, compartilhamento de histórias de vida, oficinas e palestras são algumas das práticas que mais de 500 estudantes, de diversos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará, estão vivendo no processo seletivo do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE).

A ação, que segue até quarta-feira (22), na Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC), compõe uma iniciativa da Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia) da UFC.

Com o principal objetivo de colaborar para o aumento da taxa de conclusão nos cursos de graduação da Universidade através da difusão de Células Estudantis – grupos de estudo que utilizam a metodologia de Aprendizagem Cooperativa – o PACCE começou em 2009 e hoje conta com 320 bolsistas em 130 Células. Neste processo seletivo são oferecidas 215 bolsas, sendo 100 para os campi da UFC em Fortaleza e 65 para os campi do Interior, além de 50 para renovação. São ainda disponibilizadas 30 vagas para voluntários.

Como explica Hermany Vieira, coordenador do Programa, o número de inscritos para a bolsa vem aumentando nos últimos três anos, chegando a 557 candidatos nesta edição. Para o coordenador, o crescente interesse dos graduandos é explicado pela interdisciplinaridade do PACCE.

“A nossa bolsa procura mudar um paradigma da dependência para a autonomia. Aqui existe uma interação muito grande dos cursos, uma sinergia. Para você ter uma ideia, existem 98 cursos inscritos e, na bolsa, a gente tem geralmente de 70 a 80 cursos participando, então eles se envolvem praticamente toda semana, trabalham juntos”, afirma.

Nesta semana de formação dos candidatos à bolsa, os estudantes veteranos no Programa conduzem as atividades em sala de aula e no apoio à coordenação, caso de Amanda Abreu, do sétimo semestre em Engenharia Civil. Bolsista do PACCE durante quatro anos, a jovem afirma que fazer parte do programa trouxe benefícios para a sua socialização na Universidade.

“Foi muito legal porque eu não morava aqui em Fortaleza e, quando vim do Interior, o meu primeiro contato com a Universidade foi o PACCE. Participar da bolsa me fez conhecer pessoas, ajudou muito a diminuir a timidez e fazer amigos”, comenta.

Também no trabalho auxiliar na semana de formação está o graduando em Ciências Econômicas, Fernando Paulo Filho, que destaca o impacto positivo do PACCE na sua formação profissional. “Não tinha o costume de estudar com amigos, estudava basicamente sozinho; então, quando entrei na bolsa, comecei a estudar mais em grupo, a trabalhar com outras pessoas e a fazer divisão de tarefas. Também aprendi bastante sobre softwares que posso usar na minha área e pude aprender muito sobre minha profissão e coisas de outros cursos com que não tinha contato. Atualmente tenho amigos em quase todos os cursos da UFC, pessoas com quem posso conversar sobre assuntos diversos”, destaca.

SOBRE O PACCE – Em 2016, 300 bolsistas foram efetivados pelo PACCE e pelo Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE). Aliados a mais de 200 voluntários, os alunos desenvolveram ações que proporcionaram vivência com estudantes de outros cursos por meio de formações em Aprendizagem Cooperativa, compartilhamento de histórias de vida, atividade de interação e apoio aos projetos de células entre colegas universitários e junto às escolas públicas. Foram criadas, no início de 2016, mais de 200 células de estudos.

Para acompanhamento de todas as ações, os veteranos, responsáveis pelas comissões, reúnem-se semanalmente sob a supervisão de uma comissão chamada Apoio Técnico. Todas as atividades são registradas em atas e relatórios, cadastradas no site do PACCE e supervisionadas pela coordenação. A expectativa para 2017 é de levar a Aprendizagem Cooperativa para além dos bolsistas do PACCE, proporcionando vivências e treinamento aos membros de células e outros estudantes interessados.

Fonte: Hermany Vieira, coordenador-geral do Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis na UFC (PACCE) – fone: 85 3366 9444