Pesquisadora de Genebra ministra curso com apoio da CASa

Data de publicação: 11 de maio de 2018. Categoria: Notícias

À direita, professora Janette Friedrich, da Universidade de Genebra

A obra do psicólogo bielorrusso Lev Vygotsky foi tema da palestra ministrada nesta quarta-feira (9) pela professora Janette Friedrich, da Universidade de Genebra, no auditório da Faculdade de Educação (Faced), no Campus Benfica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Voltado a docentes e estudantes da UFC, o evento foi promovido pela Comunidade de Cooperação e Aprendizagem Significativa (CASa), programa vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC).

Estudiosa da linguagem, Friedrich já escreveu livros sobre o assunto, sendo alguns publicados no Brasil, com o qual diz ter uma ligação antiga. “A minha experiência com Vygotsky no Brasil já começou nos anos 90 […] Eu encontrei sempre um interesse enorme quanto à teoria dele aqui no país, por compreender suas ideias e também por utilizá-las, principalmente no ensino, na formação de professores”, detalhou.

Vygotsky estudou, no século XX, a relação entre o desenvolvimento cognitivo do estudante e a importância da linguagem e das interações sociais nesse processo, introduzindo o conceito de “aprendizagem mediada”.

Janette Friedrich lota auditório em palestra sobre obra de Vygotsky / Foto: Maria José

A pesquisadora demonstrou entusiasmo com a participação do público. “Muitas questões foram colocadas”, disse. “É muito agradável vir ao Brasil para discutir com estudantes e professores sobre Vygostsky”, completou.

Janette Friedrich atua na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra.

Curso

Dias antes, Janette Friedrich ministrou o curso “Ferramenta, signo, significação: algumas novidades sobre Vygotsky” durante o Seminário Internacional de Introdução à Obra de Vygotsky. A formação ocorreu de 2 a 8 de maio, no Auditório José Albano, no Campus Benfica.

Com as 150 vagas preenchidas, o seminário foi organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguística Aplicada (Gepla), com apoio da CASa/Eideia.

Gabriela Almeida / Setor de Comunicação da Eideia/UFC