Prece promove Jornada Formativa em escolas do Maciço do Baturité

Data de publicação: 18 de maio de 2018. Categoria: Sem categoria

Professores e gestores da rede pública do Maciço de Baturité participam de Jornada Formativa

Um total de 132 gestores e professores de 18 escolas do Maciço de Baturité participaram na última segunda-feira (14) do 1º encontro da Jornada Formativa sobre Aprendizagem Cooperativa, na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) de Baturité. As jornadas são organizadas pelo Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (Prece), vinculado à Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (Eideia/UFC).

Bruno Ribeiro, um dos formadores da Aprendizagem Cooperativa, diz que a proposta é que os participantes conheçam novas estratégias pedagógicas, para  que desenvolvam práticas que proporcionem um ambiente escolar cooperativo e solidário. A ideia é que o exemplo de uma escola gere novas experiências, de acordo com as necessidades dos estudantes.

Em 2017, mais de 50 escolas estaduais da Grande Fortaleza aderiram ao Plano de Desenvolvimento de Escolas de Aprendizagem Cooperativa e Solidária, implementado pelo Prece. No mesmo ano, em parceria com o Prece, a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 8, sediada em Baturité, promoveu espaços formativos sobre aprendizagem cooperativa para gestores de escolas estaduais da região.

Gestores e professores participam da Jornada Formativa no Maciço de Baturité

Jornada Formativa

Promovida com a colaboração do Instituto Coração de Estudante (Icores), a Jornada Formativa — modalidade educação à distância (EaD) pretende expandir o número de professores da educação básica preparados para adotarem a aprendizagem cooperativa em sala de aula. Sara Castro, formadora em Aprendizagem Cooperativa, acredita que a modalidade EaD permite atender à necessidade de formação continuada dos professores como também auxilia no processo de acompanhamento dos participantes da formação.

A Jornada Formativa impulsiona o compartilhamento de experiências vivenciadas por meio da metodologia aplicada em escolas públicas do Ceará.

Fonte: setor de comunicação do Prece/Eideia/UFC