PRECE realiza formação em Aprendizagem Cooperativa para Professores Municipais de Fortaleza

Data de publicação: 17 de fevereiro de 2017. Categoria: Notícias

Nesta segunda-feira, 13, o Programa de Estímulo à Cooperação na Escola (PRECE) reiniciou formação sobre Aprendizagem Cooperativa, para professores municipais de Fortaleza.

Com o curso, a Escola Integrada de Desenvolvimento e Inovação Acadêmica (EIDEIA), por meio da sua Coordenadoria de Articulação entre a Universidade e a Educação Básica (COART), realiza formação teórica e metodológica para apoiar a implementação da Aprendizagem Cooperativa em escolas da rede municipal de ensino de Fortaleza.

A parceria da UFC com a Secretaria Municipal da Educação (SME) de Fortaleza e o Instituto Coração de Estudante (ICORES) objetiva o desenvolvimento de práticas inovadoras e participativas no cotidiano da escola pública.

Desde agosto de 2016, professores e gestores das ETI Maria do Socorro Alves Carneiro, Nossa Senhora de Fátima, Aldemir Martins, Professor Joaquim Francisco de Sousa Filho e Professor José Júlio da Ponte preparam-se para vivenciarem a metodologia da Aprendizagem Cooperativa com os estudantes de suas escolas e discutem sobre as possibilidades e os desafios para a implementação da metodologia em suas aulas.

Dividido em 4 módulos, o curso tem duração de 11 meses. O curso apresentaestratégias para a construção de uma aula com o uso dessa metodologia. Em 2016, os professores participaram dos módulos: Estratégia de Transição Metodológica – Técnica ETMFA e Estratégias para Clima Favorável à Aprendizagem. Cada módulo se divide em oficinas que direcionam a aplicação teórica. Semanalmente, após serem discutidas e vivenciadas, as oficinas serão realizadas nas escolas. Neste semestre, será vivenciado o módulo 3 e 4: Estratégia dos Coordenadores de Células e Estratégia de Avaliação do Desempenho Cooperativo.

O PRECE desenvolve a técnica ETMFA (exposição introdutória, tarefa individual, meta coletiva, fechamento e avaliação individual) desde 2011, com a EEEP Alan Pinho Tabosa, em Pentecoste, a primeira escola pública do Ceará a aplicar a Aprendizagem Cooperativa como metodologia de ensino e aprendizagem. Em 2016,essa escola foi eleita pela Ashoka, organização mundial sem fins lucrativos de apoio a experiências inovadoras e a empreendedores sociais, como uma Escola Transformadora. De acordo com o site da instituição, o reconhecimento é dado a experiências educacionais que estimulam “a empatia, o trabalho em equipe, a criatividade e o protagonismo social entre estudantes, professores e gestores.”